O Membro da Ordem dos Engenheiros recebeu uma medalha atribuída pela academia francesa, que reconhece as contribuições do professor da FEUP e investigador do INEGI nos domínios da aeronáutica e espaço
Pedro Camanho, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Membro da Ordem dos Engenheiros e investigador do INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial), acaba de ser distinguido com a medalha da Academie de l’Air et de l’Espace (AAE), pelas contribuições nos domínios da aeronáutica e espaço.
Os progressos científicos e industriais ligados à generalização dos materiais compósitos nos atuais programas europeus estão na base neste prémio, que também será atribuído a Albert Turon Travesa, o primeiro estudante de doutoramento de Pedro Camanho.
Este é mais um galardão para Pedro Camanho, depois de, em abril deste ano, ter recebido a única bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC) atribuída para Portugal, no valor de 3,5 milhões de euros. Em 2020, foi eleito o investigador do ano da Universidade do Porto, tendo recebido o Prémio de Excelência Científica.
A cerimónia de entrega do prémio a Pedro Camanho terá lugar no dia 6 de dezembro, em Toulouse, França.
Sobre a Academie de l’Air et de l’Espace
Criada em 1985, a AAE é composta por engenheiros, industriais, investigadores, gestores, pilotos, astronautas, médicos, advogados, economistas, jornalistas, escritores e artistas que têm ou tiveram responsabilidades significativas, nos seus respetivos domínios, relacionados com a aeronáutica e o espaço.
A academia francesa constitui um conjunto de conhecimentos únicos na Europa, destinado a promover e fomentar o desenvolvimento de atividades científicas, técnicas, culturais e humanas de elevada qualidade, e atribui, todos os anos, medalhas a personalidades ou equipas por feitos nos domínios do ar e do espaço.