O Colégio de Engenharia Eletrotécnica – Norte, enquadrado no seu plano de atividades para 2019, organiza uma visita técnica guiada à Central Hidroelétrica do Alto Lindoso, no próximo dia 21 de Maio.
Inscrição AQUI
A barragem do Alto Lindoso é considerada a maior central de produção de energia hidroeléctrica e uma das mais altas construções de Portugal. Pela dimensão da obra e a valia técnica da sua conceção e construção esta visita é altamente recomendada para engenheiros de eletrotécnica, civil, ambiente e mecânica.
Sobre a Central do Alto Lindoso
O Aproveitamento do Alto Lindoso localiza-se no rio Lima, a escassas centenas de metros da fronteira com Espanha, entrou em serviço em 1992. Cerca de 17 km a jusante situa-se o aproveitamento hidroelétrico de Touvedo que, para além de produção de energia, completa o do Alto Lindoso, modulando os elevados caudais que esta turbina, que atingem um valor máximo de 250 m³/s no conjunto dos dois grupos a plena potência. Assim o aproveitamento de Touvedo assume uma função reguladora, evitando variações bruscas nos níveis do rio, em particular na Ponte da Barca.
A caraterística mais saliente do aproveitamento do Alto Lindoso é a potência total dos seus dois grupos geradores – 634 MW – facto que o tornou a mais potente unidade de produção de energia elétrica instalada em Portugal. Este recorde foi somente ultrapassado em 2016, com a construção da Central III do Aproveitamento hidroelétrico de Venda Nova, também da EDP, localizada no rio Rabagão e equipado com dois grupos geradores reversíveis com uma potência total de 756 MW.
Programa
09h00 – Saída de autocarro do Porto (Praça Francisco Sá Carneiro – Junto ao Café Bom Dia)
11h00 – Visita à Central do Alto Lindoso da EDP Produção
13h30 – Almoço de convívio no restaurante “Lindo Verde”
16h15 – Regresso ao Porto
Inscrições AQUI