Bento Aires, Presidente da OERN, e Maria João Correia, Vice-Presidente da OERN, marcaram presença na conferência “A Importância da Sustentabilidade para a Criação de Valor nas Organizações” organizada pela OERN e a Lipor, no passado dia 16 de setembro
A Casa da Música recebeu a conferência “A Importância da Sustentabilidade para a Criação de Valor nas Organizações”, para um dia repleto de partilha de conhecimentos entre especialistas das diferentes áreas organizacionais e participantes.
Bento Aires foi um dos oradores da sessão de abertura desta conferência, reforçando a necessidade de criar profissionais capazes de serem líderes. Neste sentido, o Presidente da OERN reforçou o impacto de iniciativas como o Pacto OERN para “Qualidade e Valorização do Trabalho dos Engenheiros”, que permite, entre outros, integrar profissionalmente Engenheiros com base num plano de desenvolvimento
de competências e promover práticas de sustentabilidade responsáveis.
A intervenção terminou com uma certeza: não há sustentabilidade sem Engenharia e sem os Engenheiros, sendo necessário apostar na formação, captação e retenção dos jovens Engenheiros para que um futuro mais verde e holístico possa ser alcançado.
Nesta conferência, os participantes tiveram também a oportunidade de ouvir a keynote speaker Assunção Cristas, que recordou a necessidade de apoiar as gerações mais novas, que estão agora a desbravar o mundo da sustentabilidade.
A sessão da manhã contou ainda com duas mesas redondas, onde se concluiu que a sustentabilidade cria valor nas organizações, através do trabalho de empresas com comportamento ético, que são parte da transformação e da mudança. No entanto, só serão alcançados objetivos com mais impacto quando existir uma maior pressão do mercado.”
Maria João Correia deu início à sessão da tarde desta conferência, como moderadora da mesa redonda sobre o tema “Novas Tendências na Gestão da Sustentabilidade”, onde participaram Sofia Rocha, da ANA Aeroportos, Diana Nicolau, da LIPOR e Helena Gonçalves, da Universidade Católica Porto. As oradoras deram a conhecer a forma como as organizações que representam marcam e são modelos na sustentabilidade organizacional e como é que isto impacta os seus modelos de negócio. A Vice-Presidente da OERN relembrou a importância de abordar a sustentabilidade de uma forma holística e orientada não só para o reaproveitamento, mas também para a regeneração.
Depois de uma intervenção sobre a necessidade da mudança orientada pela filantropia estratégica, pela CEO da Rede Capital Social, Inês Sequeira, este dia dedicado à criação de valor organizacional através da sustentabilidade, terminou com a intervenção de Luis Rochartre, Industry Fellow da Católica Porto Business School, que recordou todas as ideias discutidas ao longo do dia e reforçou que “Há futuro onde há Engenheiros porque há futuro onde há conhecimento”.