A 2ª sessão do ciclo de conferências do Quadrilátero, organizada pela Delegação de Braga da OE e a Câmara Municipal de Famalicão, debateu o papel da engenharia, o Quadrilátero Urbano e o projeto da Variante à EN14 para a economia regional no Pequeno auditório da Casa das Artes (Famalicão), no dia 25 de setembro
O Quadrilátero regressou a Famalicão com a conferência “Famalicão: Engenharia e a Economia”, um evento em que várias personalidades discutiram temas centrais para o desenvolvimento económico e de infraestruturas do concelho de Famalicão.
A abertura esteve a cargo de Leonel da Cunha e Silva, Delegado de Braga da OE, Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da OERN, e de Augusto Lima, Vereador do Pelouro da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que destacaram a importância do Município no contexto regional, a importância das exportações para a região. Para além disso, foi realizado o enquadramento do Quadrilátero e papel que pode ter para os quatro municípios que o integram.
Pouco depois deu-se a intervenção de João Morgado, Diretor Técnico da Gabriel Couto, que expôs os detalhes do projeto da Variante à EN14, uma obra crucial para a melhoria das acessibilidades e competitividade da região. O projeto foi visto como um importante passo para o desenvolvimento de infraestruturas, com impacto positivo na mobilidade e na atratividade empresarial.
A mesa redonda sobre o papel da Engenharia na atração de investimento e competitividade contou com as intervenções de Helder Rosendo (TMG Textiles), João Cortez (CELOPLÁS) e António Braz da Costa (CITEVE), sob a moderação de Bento Aires. As discussões foram enriquecedoras, refletindo diversas perspetivas empresariais e industriais.
O evento terminou com sucesso, promovendo um debate que reforçou a importância estratégica da engenharia e das infraestruturas para o crescimento económico da região.