Há visita aos Complexos Mineiros de Tresminas e Campo de Jales

No próximo dia 9 de novembro, às 9 horas, a Delegação Distrital de Vila Real organiza uma visita aos Complexos Mineiros de Tresminas e Campo de Jales, no concelho de Vila Pouca de Aguiar

A Delegação Distrital de Vila Real promove mais uma iniciativa de âmbito técnico-cultural aberta aos seus membros e familiares, sobretudo aos mais jovens, para dar a conhecer estes dois importantes complexos mineiros que laboraram no passado.

No final da sessão haverá um almoço convívio, na aldeia de Campo de Jales, com um pequeno magusto de prova da castanha da espécie “Côta”, típica desta aldeia.

PROGRAMA

– Visita ao complexo mineiro de Tresminas;
– Visita ao centro interpretativo das minas de Jales;
– Almoço.

OBS.:
A visita tem uma lotação máxima de 25 participantes.

Sobre o Complexo Mineiro Romano de Tresminas

O Complexo Mineiro Romano de Tresminas representa uma das mais importantes explorações de ouro do Império Romano. Os séculos I e II d.C. foram de intensa atividade mineira, principalmente para exploração de ouro, mas também de outros minérios, como prata e chumbo. Destes trabalhos resultou um conjunto monumental formado pelas cortas de exploração a céu aberto e por um interessante complexo de poços e galerias subterrâneas. Durante cerca de dezoito séculos, este património mineiro permaneceu bem preservado, o que motivou a sua classificação como Imóvel de Interesse Público (1997) e, mais recentemente, a classificação de alguns componentes do sistema de abastecimento de água a esta zona mineira como Monumento de Interesse Público (2012).

Sobre o Centro Interpretativo mineiro de Jales

Localizado na Casa do Guincho do poço de Santa Bárbara, este espaço museológico visa homenagear os antigos trabalhadores das minas de Jales, concessão mineira ativa entre 1933 e 1992, a última mina de ouro portuguesa a laborar no século XX. Constituída por coleções privadas, a exposição centra-se nas estórias dos trabalhadores e nas dinâmicas socioeconómicas e culturais que a companhia mineira fomentava no território. A réplica de galeria permite ao visitante a experiência de percorrer o subsolo, observar os utensílios e tomar consciência da dureza dos trabalhos afetos à empresa mineira. O equipamento é acessível em todos os pisos.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​