No passado dia 29 de novembro, decorreu na OERN a apresentação da obra de Francisco Lourenço Pimenta, CEO da “Pretensa, Inovação em Engenharia”, com a apresentação de Humberto Varum, Professor da FEUP
Nesta sessão foi apresentado o livro “Proteção Sísmica Integral das Construções“ e Francisco Pimenta, CEO da Pretensa, procedeu ainda à divulgação de metodologias de proteção sísmica para os presentes.
A obra em estudo foi descrita como “um contributo para a disseminação dos diferentes tipos de tecnologias de proteção sísmica com uma linguagem simples e direta”. Humberto Varum apresentou não só o livro, como também o autor, reforçando o contributo inigualável de Francisco Pimenta para esta área da Engenharia.
Na obra “Conceitos Básicos de análise e Proteção Sísmica” o leitor, quer tenha ou não um background em Engenharia Civil, consegue compreender de uma forma simples como estes sistemas podem contribuir para mitigar os riscos sísmicos em estruturas novas ou existentes bem como ser capaz de compreender a importância fulcral da implementação deste tipo de tecnologias em estruturas críticas tais como hospitais, Centros de Decisão da Proteção Civil, entre outros.
No final da sessão, Teresa Braga Barbosa, Coordenadora do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Civil, congratulou o autor pela produção de uma obra com tamanho impacto na sociedade, encerrando uma sessão dedicada a explorar o conhecimento acumulado de Francisco Lourenço Pimenta.
Sobre o autor:
Francisco Pimenta é o CEO da empresa – Pretensa, Inovação em Engenharia. É Master of Science in Concrete Structures and Technology e D.I.C. pelo Imperial College, London University e Licenciado em Eng.ª Civil pela FEUP. Na University College of Swansea, realizou estudos de investigação para doutoramento e no LNEC frequentou diversos cursos de especialização.
Desempenhou funções enquanto: Engenheiro de Estruturas na construção da Barragem de Itumbiara em Goiás e na Barragem do Paredão em Roraima, Chefe de Departamento na construção do emblemático Memorial da América Latina em São Paulo, Engenheiro Superintendente -construção da Ferrovia Bagdad/Akashat com a extensão de 500 Km, Responsável técnico na construção da Expressway Nr. 1 (com 1300 KM de extensão, ligando o Koweit à Jordânia, executando um lote de 130 Km), Director Técnico da Obra de Reabilitação do Porto da Beira em Moçambique e ainda como CEO e Responsável Técnico da Pretensa.