A Rede Europeia de Acreditação do Ensino de Engenharia (ENAEE) anunciou a integração de João Pedro Pêgo, Professor Auxiliar da FEUP, no Label Committee da organização, após a proposta da Ordem dos Engenheiros, submetida no passado mês de setembro
A sua tarefa principal passará por garantir que as associações profissionais de engenheiros outorguem o selo EUR-ACE conforme aos requisitos da ENAEE.
O sistema de acreditação EUR-ACE é baseado num conjunto de requisitos que distinguem os cursos de Engenharia de alta qualidade na Europa e no resto do mundo. Para além dos requisitos educacionais, este sistema incorpora ainda as opiniões e perspetivas das principais partes interessadas no processo: estudantes, empregadores, instituições de ensino e associações de profissionais ou agências de acreditação.
O elevado reconhecimento internacional do EUR-ACE é um elemento facilitador da mobilidade académica e profissional. Entre os benefícios para os estudantes e profissionais de engenharia destacam-se: a garantia de que o curso acreditado cumpre os padrões Europeus e internacionais e é reconhecido pelos empregadores na Europa; a simplificação da candidatura a outros programas de mestrado ou doutoramento acreditados pelo sistema; a garantia de que o curso vai de encontro aos requisitos educacionais para o acesso ao registo junto das associações que regulam a profissão (em Portugal, a Ordem dos Engenheiros); a promoção da mobilidade profissional de acordo com a diretiva comunitária relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais; e o acesso simplificado ao título de profissional de engenharia Europeu “EUR ING Certificate” atribuído pela ENGINEERS EUROPE, por via do membro nacional (Ordem dos Engenheiros, em Portugal).
Desde a sua criação, a marca de qualidade EUR-ACE® representa um novo ciclo de acreditação a nível europeu, visando a mútua acreditação de cursos de Engenharia com critérios de reconhecida exigência.
Fonte: FEUP