Estou inscrito na Ordem… por Gonçalo Costa

Gonçalo Costa, estudante de Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação na Universidade do Minho, aceitou o nosso desafio das 4 perguntas.
 
Nunca é cedo para se inscrever-se na Ordem?
A inscrição na Ordem dos Engenheiros é sempre vista como um primeiro contacto e como um primeiro reconhecimento da nossa profissão no futuro pelo que todos os estudantes o devem fazer o mais cedo possível. Aqui, encontramos diversas ferramentas, competências e realidades que dificilmente serão adquiridas num contexto académico o que faz com que as oportunidades criadas através da OE promovam e estimulem curiosidades acerca de futuras profissões quer através do contacto de profissionais mais experientes na nossa área quer através da disponibilização de ferramentas e formações adequadas a cada área de atuação.
 
Por que razão se inscreveu?
A minha inscrição da Ordem dos Engenheiros diria que pecou um pouco por tardia devido ao facto de apenas me ter inscrito apenas no terceiro ano do curso. Após a minha inscrição que foi inicialmente motivada pelas formações que eram proporcionadas pela Ordem, consegui facilmente perceber que era possível aprofundar e complementar diversas áreas do meu curso da forma que sentia necessidade e da forma que eu pretendia. Este tipo de formações permite-nos interagir e criar contactos com diversas pessoas de diferentes áreas e que faz com que seja possível crescer profissionalmente e intelectualmente através da partilha de conhecimento e de experiências.
 
Que conselho daria aos estudantes de Engenharia que ainda não se inscreveram?
O meu conselho seria de facto para que os estudante de Engenharia façam a sua inscrição o mais cedo possível porque rapidamente vão perceber toda a potencialidade da OE e assim, não ficarão com o mesmo sentimento que eu no sentido em que poderei ter perdido algo nos anos em que não estava inscrito. Com as iniciativas que são apresentadas pela Ordem dos Engenheiros é possível aprofundar e descobrir competências que nos são úteis assim como como criar uma rede de contactos que certamente nos irá ser útil a determinada altura.
 
Quais as expectativas sobre o papel da Ordem?
Com a inscrição na Ordem tenho como expectativa a aquisição constante de conhecimento, descoberta de novas áreas, novas tecnologias e mais importante do que isso um apoio sempre que surjam questões a nível profissional. Com tudo isto, a Ordem dos Engenheiros torna-se um meio muito poderoso para a defesa e proteção dos nossos direitos assim como nas situações que poderão surgir no futuro.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​