Adélio Mendes, Membro da OE, recebe o Prémio de Excelência na Investigação Científica 2025 da UPorto

Adélio Mendes, Professor Catedrático na FEUP, faz parte do grupo de seis cientistas que mais se distinguiram nos domínios da produção científica e da angariação de financiamento

Adélio Mendes é um dos seis vencedores do Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto 2025, galardão que distingue docentes e investigadores nos domínios da produção científica e da angariação de financiamento para as atividades de investigação científica, ao longo dos últimos cinco anos.

O Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber um prémio pelo trabalho na área de Ciências Exatas, Engenharia e Tecnologias.

Para Adélio Mendes “desejar que a U.Porto seja a melhor Universidade de Portugal e uma das melhores da Europa, não são palavras, são atos. Este prémio reforça a minha motivação para continuar a contribuir de forma empenhada para a nobre missão da U.Porto”.

A entrega do Prémio de Excelência Científica da U.Porto 2025 vai ter lugar a 24 de março, durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade 2025.

Sobre Adélio Mendonça

Adélio Mendes conta com mais de 250 artigos em revistas internacionais e 21 famílias de patentes. Ao longo dos últimos anos, dinamizou diversos projetos nacionais e internacionais que globalmente representaram um financiamento global superior a dez milhões de euros.

Em 2012, foi-lhe atribuída uma Advanced Grant do European Research Council, no valor de cerca de dois milhões de euros, para o desenvolvimento de células solares sensibilizadas com corante. Vencedor do Prémio Universidade de Coimbra em 2016, foi o responsável pela primeira cerveja sem álcool da Super Bock e o criador da patente mais cara vendida em Portugal, por cinco milhões de euros.

Desde novembro de 2024, integra o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) um órgão consultivo do Executivo em matérias de ciência, tecnologia e inovação, que funciona em estreita colaboração com os membros do Governo responsáveis pelas áreas da Economia e da Ciência e Inovação. Colabora, ainda, em debates parlamentares destas áreas, sempre que seja solicitado pela Assembleia da República.

FONTE: FEUP // Notícias UPorto

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​