O Conselho Regional de Colégio de Engenharia Agronómica, a Delegação Distrital de Braga e o Colégio Nacional de Engenharia Agronómica organizam no dia 22 de março uma conferência inserida na 56.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação
A conferência promove um debate sobre a proposta de redução até 2030 do uso de 50% dos pesticidas. Nesta conferência serão discutidas as possibilidades de produção hortícola com menor quantidade de pesticidas, a preparação do setor para este desafio, a posição dos agricultores e das associações, a opinião da distribuição, as propostas dos investigadores e a atuação do setor público.
Durante esta conferência haverá quatro comunicações sobre produção, distribuição, investigação e regulação.
PROGRAMA
14h30 Abertura
Bento Aires -Presidente Ordem dos Engenheiros – Região Norte
José Diegas – Secretário Intermunicipal da CIM do Alto Tâmega e Barroso
Altino Bessa Vereador da Câmara Municipal de Braga
PALESTRAS
Moderador
Adelino Bernardo – Coordenador do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Agronómica
14h45 Bio-Regiões: Novo modelo de desenvolvimento rural
Rui Lagoa – CIM – “Bio-Região da comunidade intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso”
15h05 Como atua o setor público?
Paula Garcia (DGAV) – “O pacto ecológico europeu: implicações na produção de alimentos
15:25 O que pensam os agricultores e as suas associações?
Sofia Rocha – Associação PAM (OP) – “Desafios na produção de hortícolas num quadro de alterações climáticas e de retirada de substância ativas”
15h45 Qual a opinião da distribuição?
Marta Barradas SONAE -“Clube de Produtores Continente – Declaração para a Sustentabilidade”
16h05 O que nos propõem os investigadores?
Joana Neto (investigadora no LEAF GreenUPorto ) – “Caso do controlo da praga Tuta absoluta no tomateiro: estará a solução do lado de fora da estufa?”
16h25 Debate
16h50 Resumo e conclusões
Ana Aguiar Prof.ª Auxiliar GreenUPorto & Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
17h00 Encerramento
Leonel Cunha e Silva – Delegado Distrital de Braga da OERN
A 56.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, decorre de 21 a 24 de março de 2024, no Altice Fórum Braga.
Esta feira caracteriza-se por ser uma das mais importantes feiras de agricultura do Noroeste Peninsular e a mais importante do Norte de Portugal. É a única feira portuguesa a integrar a European Federation of Agricultural Exhibitions and Show Organizers (Eurasco) e a fazer parte das feiras acreditadas pela UFI – The Global Association of the Exhibition Industry.
Este evento destina-se, não só, a profissionais do setor, tais como, agricultores, criadores de gado, produtores, importadores, armazenistas e revendedores dos setores agroalimentar e pecuário, mas também, a empresas nacionais e estrangeiros de outros setores que com este se relacionam. Os participantes podem contar com um vasto e diversificado programa de conferências e seminários, demonstrações, apresentações, degustações, e ainda diversos concursos.