António Vasconcelos, Engenheiro Eletrotécnico e Membro da Ordem dos Engenheiros, apresenta a sua obra de referência na complexa área da Engenharia de elevadores, na sede da OERN, no próximo dia 12 de dezembro, às 17h30
A obra “Engenharia nos Elevadores” tem como objetivo compartilhar conhecimentos adquiridos pelo autor, António Vasconcelos, ao longo da sua longa e próspera carreira, oferecendo uma visão detalhada dos aspetos técnicos e práticos que envolvem o projeto, a instalação, a manutenção e a modernização de elevadores.
“Engenharia nos Elevadores” é mais que um simples compêndio técnico, é uma janela para a vivência de um Engenheiro que dedicou a sua carreira a elevar a qualidade e a segurança dos sistemas de transporte vertical.
Nesta sessão, estarão presentes António Vasconcelos, autor da obra, Bento Ares, Presidente da OERN, Mário Almeida, Coordenador do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica e João Luís Peixoto de Sousa, Diretor do grupo editorial Vida Económica.
PROGRAMA
17H30 | Abertura
Intervenção de Bento Aires, Presidente da OERN
17H40 | Intervenção de Mário Almeida, Coordenador do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica
17H50 | Intervenção de João Luís Peixoto de Sousa, Diretor do grupo editorial Vida Económica
18H00 | Apresentação do Livro
António Vasconcelos, Engenheiro Eletrotécnico e Membro da Ordem dos Engenheiros
18H15 | Porto de Honra e Sessão de Autógrafos
Sobre o autor
António Carlos de Andrade Figueiredo Vasconcelos é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e Membro da Ordem dos Engenheiros, com o título de Especialista em Transportes e Vias de Comunicação.
Começou a sua vida profissional em 1961, na Divisão de Elevadores da EFACEC onde tinha a seu cargo os estudos de elevadores especiais, dos quais se destacam os elevadores de “alta velocidade” do Hotel
D. Henrique, no Porto, com sistema de acionamento em corrente continua Ward Leonard: eram dois elevadores principais com velocidade de 1.75 m/s servindo 18 pisos. O motor de tração, o grupo moto-gerador e o comando eletrônico de regulação da excitação do gerador foram adquiridos na então Brown Boveri, sediada em Baden, na Suíça.
Nesse sentido deslocou-se a essa fábrica em 1969 para acordar todos os detalhes do projeto, onde teve a oportunidade de falar muitas vezes com o conceituado Arquiteto Carlos Loureiro, autor do projeto do edifício, cujo dono da obra era a Sogim, uma filial do Grupo Bancário Afonso Pinto de Magalhães.
Depois desta instalação outras se seguiram do mesmo tipo, entre as quais se salienta os da sede em Lisboa do então banco BIP e outros no edifício Nova Povoa, na Povoa de Varzim, ambos a velocidade de 2 m/s. Entretanto em 1977 foi promovido a Chefe de Divisão de elevadores, e terminou a sua atividade neste ramo de atividade em 1980, quando lhe foi entregue a responsabilidade de preparar a oferta EFACEC dos equipamentos elétricos de tração de 45 troleicarros para o Porto e Coimbra.
Encerrou a sua a atividade profissional na Chefia da Divisão de Sistemas de Sinalização Ferroviária no final de 1997. Foi muito enriquecedor este período que trabalhou neste ramo de atividade, pois um elevador é um sistema muito complexo que engloba muitos saberes, tais como mecânica, eletricidade, eletrônica, sistemas de tração e de comando, com uma grande cultura de segurança, tudo sujeito a um normativo muito exigente.
Publicou vários livros, sobre transportes ferroviários, e afins.