Foram quatro dias dedicados à Engenharia, construção, arquitetura e design, protagonizados por palestras de especialistas, expositores de empresas do setor e ainda a presença de Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal, na Concreta 2024
Nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro a Exponor recebeu a Concreta 2024, o maior evento nacional da indústria na área da construção, arquitetura, design e Engenharia do futuro. Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal, foi uma das presenças marcantes desta feira, sendo o primeiro visitante da Praça da Engenharia da OERN.
Com um formato diferenciador e sob a temática “Descarbonização da Arquitetura e Engenharia”, a Concreta apresenta-se como um momento planeado de partilha e reflexão, com destaque para a inovação, criatividade, tendências e novas soluções. A OERN participa mais uma vez nesta feira, com o intuito de projetar a mensagem da sustentabilidade, quer nas técnicas quer nos materiais, tendo em vista um futuro regenerativo.
Foram cerca de 1000 m² que deram palco à Praça de Engenharia da OERN, no Pavilhão 2 da Exponor, num projeto que tinha por base o ciclo de vida dos materiais, com foco na redução das emissões de carbono e do impacto ambiental.
Esta Praça na Concreta, foi edificada com o apoio e em parceria com a Reify., que projetou o stand da OERN e ajudou a concretizar a sua execução. O objetivo era criar um espaço, onde se promovesse o tema da Neutralidade Carbónica e ao mesmo tempo, se criasse um ponto inovação na CONCRETA. Isto resultou em expositores feitos com materiais biogenéticos com menor teor de carbono emitido, construídos com recurso a métodos regionais e ciclos de vida sustentáveis, o que culminou num valor gerado elevado, sem um aumento do impacto.
A Reify. é a marca de serviços da Sonae Sierra especializada na prestação na oferta de serviços multidisciplinares aos investidores imobiliários nas áreas específicas de arquitetura, engenharia, gestão de projeto e obras, e licenciamentos.
Esta Praça foi o palco para o debate de temas como soluções de construção e industrialização efetivas e sustentáveis, o futuro regenerativo, a transformação digital, as certificações ambientais através de mesas redondas, sessões de Learn & Lunch e apresentações de expositores, protagonizadas por grandes nomes do setor. Durante 4 dias, discutimos Engenharia e Sustentabilidade: Projetar o Futuro, Hoje!
O programa desenvolvido em parceria com o BUILT CoLAB e apoio da Reify. reuniu oradores de renome nacionais, com vasta experiência nas suas áreas (desde ferramentas digitais, industrialização, sustentabilidade e práticas de economia circular), promovendo discussões profundas sobre impacto, apresentando casos práticos e a viabilidade de novas abordagens sustentáveis.
“Construir com Eficiência: Soluções Construtivas e Industrialização” foi o tema da primeira palestra, onde especialistas como Flávio Cardoso, da DST, Valter Freitas, da Sonae MC, Daniel Granjo, da KREAR, e Ismael Batista, da SiiSTEMA, deram a conhecer novas ferramentas para o desenvolvimento de projetos inovadores e a forma como as utilizam para resolver desafios, modernizar e propulsionar o setor, com moderação de Manuel Paradiz, da Reify..
Os oradores especialistas Carlos Brandão, da Chatron, Pedro Quintas, da Súmula Perfeita e Maria Santos, da A400 Projetistas e Consultores de Engenharia, com moderação de João Pedro Santos, da Reify., protagonizaram a sessão sobre “Ambientes Saudáveis: Interseção do Bem-Estar e Construção Sustentável” que abordaram ferramentas como os tubos solares, a certificação existente nestas áreas e ainda deram a conhecer casos reais que demonstram os resultados das boas práticas empresariais ao nível da saúde e bem estar dos colaboradores.
No dia 21, com moderação de Ana Quintas, da Ordem dos Engenheiros – Região Norte e a intervenção das especialistas Ana Margarida Morais, da Reify., Catarina Gonçalves, da Smart Waste Portugal e Vanessa Tavares, do BUILT CoLAB, decorreu a sessão “Circularidade no ambiente construído: Futuro Regenerativo”. Esta sessão sublinhou a necessidade de repensar a forma como construímos, consumimos e interagimos com os recursos materiais, sendo que a construção de um futuro regenerativo começa com a adoção de práticas que respeitem e restauram o equilíbrio ecológico, conservando valor e promovendo a circularidade.
Seguiram-se duas palestras, uma protagonizada pela DST Group intitulada “Construir com Madeira: Um Caminho para a Descarbonização” e outra levada a cabo pela Chatron denominada “Iluminação Natural + Sustentabilidade na Construção Moderna”.
O primeiro Learn & Lunch da Praça da Engenharia da OERN foi protagonizado por Luís Sanhudo, BUILT CoLAB, João Ribeiro, BIMMS, Fábio Araújo, Grupo ACA e Ricardo Sousa, INESC TEC, que desde a transformação digital ao setor imobiliário, cobriram os desafios e soluções encontrados, através de casos práticos e muito mais, numa sessão moderada por João Moutinho da BUILT CoLAB.
O segundo dia da Praça terminou com duas intervenções, a primeira sobre “Válvulas Sísmicas para o Corte Automático de Gás” da Pretensa e ReSist – CML e a segunda sobre “Reforço de Alvenarias e edifícios Históricos – Soluções” da Pretensa.
Vítor Lima, da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Ricardo Poças, da Gabriel Couto, Benedita Amorim Martins, da Conduril e Francisco Pimenta, da Pretensa foram os protagonistas da primeira sessão do terceiro dia de Concreta, onde se propuseram a dar a conhecer os dois lados da moeda que caracterizam os setores da Construção, Engenharia e Arquitetura, avaliando a forma como se pode construir o futuro com os conhecimentos do presente e do passado. Seguiu-se uma apresentação da BIMMDA sobre o “Impacto do BIM para a sustentabilidade e lucros na construção”.
O segundo Learn & Lunch desta edição arrancou com a moderação de António Monteiro, A400 Projetistas e Consultores de Engenharia que liderou a conversa com Ana Karolina Santos, DAP HABITAT, Daniela Mendes, Sonae Sierra e Rui Barros Garcia, Garcia, Garcia, sobre as certificações ambientais de edifícios e o papel crucial que desempenham no setor da Engenharia e Arquitetura.
“Reforço Sísmico com Isolamento de Base” e “Integração da Iluminação Natural na Arquitetura Modular e Contemporânea” foram os temas das duas apresentações que se seguiram, de autoria da Pretensa e da Chatron, respetivamente.
As sessões de apresentação do penúltimo dia da Praça da Engenharia da OERN terminaram com chave de ouro com a moderação de Ana Cláudia Teodoro, da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, que liderou uma mesa redonda sobre soluções eco-eficientes no setor da Engenharia, da Construção e da Arquitetura que permitem abraçar a inovação, reduzir o desperdício, aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões de CO2. Paulo Palha da GreenRoofs, Associação Nacional de Coberturas Verdes, José Miguel Lameiras, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Aline Guerreiro, do Portal da Construção Sustentável, foram os oradores que marcaram presença nesta discussão.
Uma Happy Hour de Engenharia encerrou o dia, uma oportunidade de networking entre pares, onde os participantes trocaram ideias, desafios e soluções, sempre numa atmosfera dedicada à Engenharia assente em práticas e técnicas sustentáveis.
O último dia da Praça de Engenharia da OERN arrancou com a participação da Chatron que deu a conhecer soluções de “Iluminação natural centrada nas pessoas e no seu bem-estar”.
E como há futuro onde há Engenheiros, a Praça da Engenharia da OERN terminou com uma sessão dedicada aos futuros Engenheiros, com o projeto pedagógico “Há Engenharia em Mim®”, que tem o objetivo de despertar o interesse e a motivação pelas ciências exatas, numa vertente lúdico-pedagógica ‘hands on’, tendo por base uma ferramenta de aprendizagem STEAM.
Ana Quintas, do Conselho Diretivo da OERN, afirmou que, este ano, no seguimento do tema da “Descarbonização do Setor” da Concreta, o objetivo foi um “programa assente no futuro, mas com ações que podem ser realizadas já no presente”. A OERN promoveu discussões técnicas através dos seus parceiros e stakeholders.
Bento Aires, Presidente do CDRN, e Fernando de Almeida Santos, Bastonário da OE, visitaram os stands dos parceiros presentes, conhecendo alguns dos projetos que impulsionam uma Engenharia do futuro mais sustentável e regenerativo.
A Praça da Engenharia da OERN reuniu oradores especialistas, profissionais do setor e entusiastas dos temas debatidos, ao longo de quatro dias de partilha das ideias inovadoras, das soluções desafiantes e das técnicas futuristas que tornam o setor da construção, Engenharia e arquitetura, num dos mais colaborativos e com maior potencial para desenvolver um futuro sustentável, tanto ao nível económico como ambiental e social.
*Em atualização