Metro do Porto, a convite do Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte, apresentou na OERN o Estudo de Impacte Ambiental da nova Linha Rubi, no passado dia 8 de novembro.
A nova Linha Rubi (H), cuja construção começa já em 2023 e deve terminar em 2026, corresponde a mais um momento crucial para a expansão do Metro do Porto, acrescentando 6,3 quilómetros à rede e uma série de benefícios sociais, económicos e ambientais quantificados em 900 milhões de euros.
Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da OERN, na sessão de abertura mencionou que “a Ordem quer ter portas abertas, quer discutir com a cidade, com os engenheiros e com a sociedade”. Já Tiago Braga, Presidente do conselho de administração Metro do Porto, referiu o quão importantes são estas sessões de debate “tendo em conta que este é um projeto que está em consulta”.
Mercês Ferreira, Coordenadora do Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte, referiu ainda que “este projeto, como todos os projetos têm impactos, positivos e negativos, portanto é preciso avaliar o balanço”.
Os oradores convidados Vitor Silva e Ana Paula Gonçalves apresentaram o projeto desta nova linha, bem como o respetivo Estudo de Impacte Ambiental, havendo posteriormente um debate com os participantes presentes sobre o mesmo.
Reveja a sessão aqui