Mais de 700 Engenheiros reuniram-se na Sala Suggia da Casa da Música, para celebrar e exaltar o que de melhor se faz na Engenharia, através do reconhecimento dos Engenheiros da OERN, no passado dia 26 de outubro
O Dia Regional do Engenheiro 2024 trouxe ainda mais Engenharia à Casa da Música, num dia dedicado a reconhecer o impacto e o contributo imprescindível dos Engenheiros para um bom funcionamento da sociedade.
A abertura desta celebração ficou a cargo de António Adão da Fonseca, Presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN). Seguiu-se Bento Aires, Presidente da OERN, que sublinhou que este dia “é uma demonstração clara da força da nossa Região e que está assegurado o nosso compromisso com o futuro”.
O Presidente da OERN relembrou ainda que “os Engenheiros são os motores da execução da ação da Assembleia da República. E podem contribuir muito mais para um Portugal melhor”. Bento Aires abordou ainda assuntos de elevado interesse não só para a Região como para o País, como os contributos dos Engenheiros para resolver os problemas e eventuais dilemas de politicas públicas. Terminou dirigindo-se aos Engenheiros com a garantia de uma Ordem ainda mais próxima, ativa e sempre presente para apoiar e orientar o seu trabalho.
“É através da Engenharia que se faz inovação e disrupção” disse Filipe Araújo. O Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto transmitiu aos presentes a importância de deixar a Engenharia tomar a dianteira dos problemas que se vivem hoje em sociedade, de modo a criar uma economia mais sustentável a todos os níveis, o que só se consegue através da atuação de Engenheiros em posições de liderança.
Presente nesta edição esteve também José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, que sublinhou a importância da Engenharia para atender às necessidades da sociedade e congratulou os Engenheiros presentes pelos feitos alcançados num esforço por um futuro melhor.
Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, encerrou o momento de intervenções, dando ênfase à necessidade de continuar a celebrar os feitos dos Engenheiros e reforçando a importância de envolver e procurar soluções na Engenharia hoje, para que um futuro com qualidade seja garantido.
No Dia Regional do Engenheiro 2024 foram homenageados 3 Engenheiros: Fernando Maciel Barbosa, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Laura Caldeira, Presidente Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e Manuel Reis Campos, Presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) e Presidente da Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas (AICCOPN). Os homenageados receberam esta distinção como reconhecimento pelas suas carreiras profissionais e contributos para a Engenharia.
A cerimónia protocolar terminou com a entrega dos diplomas de Membro Sénior e as distinções de Membro com 10 e 25 anos de inscrição na OE.
Para terminar o dia, os Engenheiros e Engenheiras reunidos na Sala Suggia da Casa da Música puderam disfrutar de um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, denominado “Mahler no paraíso” e com direção de Nuno Coelho.