Sistemas Globais de Posicionamento por Satélite (GNSS) foram apresentados a alunos do secundário numa palestra organizada pela OERN e o Conselho Regional de colégio de Engenharia Geográfica
No passado 11 de janeiro, a Escola Secundária de Paredes recebeu esta experiência educativa que destacou não apenas o conhecimento técnico, mas também permitiu reflexões sobre o “Engenharia em Mim”, ao cativar a atenção de mais de 150 alunos do curso de Ciências e Tecnologias, dos 11.º e 12.º anos.
Os alunos foram incentivados a explorar horizontes, através da Engenharia, para compreender e descobrir mas sobre os Sistemas Globais de Posicionamento por Satélite (GNSS).
A sessão contou com uma jornada pelas origens dos GNSS, destacando o papel inovador da Engenharia Geoespacial na criação destes sistemas. Foi abordada a complexidade das órbitas utilizadas pelos satélites GNSS, revelando o desafio constante enfrentado pelos Engenheiros Geoespaciais.
A exploração detalhada dos principais sistemas GNSS, destacou a colaboração entre Engenheiros para viabilizar a navegação global e através de exemplos práticos destacou-se o lugar de destaque da Engenharia geoespacial no futuro dos GNSS.