A sessão juntou a OERN, a EMERGE – Mota-Engil Real Estate Developers, a Mota-Engil, Engenharia e Construção, a A400, a OODA e a DT Way com o objetivo de partilhar conhecimentos na área da Engenharia Civil e Arquitetura, no passado dia 10 de julho
Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da OERN, e Vitor Pinho, CEO da EMERGE – Mota-Engil Real Estate Developers, abriram a sessão reforçando a importância que a Engenharia tem no desenvolvimento imobiliário, na reconstrução e reaproveitamento de locais para promoção da sustentabilidade e como quando conjugada com outras áreas como a arquitetura, pode resultar num espaço tão funcional como o apresentado.
Margarida Barbosa, Gestora de Projeto da EMERGE – Mota-Engil Real Estate Developers, deu a conhecer os conceitos de conceção, construção, reconversão e exploração do Antigo Matadouro do Porto aos participantes. Já a explicação da arquitetura, o enquadramento, a conceção e o projeto foram detalhados por Manuel Tavares e João Styliano, da OODA.
António Monteiro, CEO da A400, e Miguel Mariz, Team Leader na A400, falaram sobre a Engenharia de inovação no projeto, abordando os desafios encontrados e as soluções apoiadas na inovação utilizadas na cobertura e no viaduto. Maria Santos, do Departamento de Sustentabilidade da A400, deu a conhecer aos participantes a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), as suas mais-valias e Tendências Futuras).
A última intervenção coube a Diogo Drumond, CEO da DT Way, que deu a conhecer os SACE e a Gestão Inteligente de Edifícios, seguindo-se a visita técnica à obra de reconversão do Antigo Matadouro Industrial do Porto, com Margarida Barbosa, onde foram analisados alguns dos processos em curso e os já terminados, se esclareceram dúvidas e se trocaram insights entre especialistas e participantes.
VEJA A FOTOGALERIA: