Este centro de excelência vai integrar “iniciativas científicas, tecnológicas e académicas”, contando “com a colaboração de destacados especialistas” na área, como Hugo Cal Barbosa e João Sousa, coordenadores dos Colégio de Engenharia Mecânica e de Engenharia Geoespacial da OERN
A comissão vai ser liderada por Hugo Cal Barbosa, Professor de Engenharia Aeroespacial na Universidade do Minho e Coordenador do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros — Região Norte (OERN).
Para o Engenheiro Mecânico, “esta comissão tem o privilégio de desenvolver um trabalho de raiz, pensado e estruturado, com o objetivo de transformar as infraestruturas existentes num centro de excelência para inovação, tecnologia e indústria”.
“Este projeto impulsionará o setor aeronáutico e aeroespacial, trazendo para a região um valor altíssimo, em sintonia com as recentes apostas nacionais e internacionais que têm sido destaque nos nossos dias”, afirmou.
A comissão integra especialistas como António dos Santos, vice-presidente do Aeroclube do Alto Minho, Paulo Soares, especialista em Aviação Civil e ex-vice-presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil, e João Sousa, professor universitário e coordenador do Colégio de Engenharia Geoespacial da Ordem dos Engenheiros — Região Norte.
A associação Aeroplanum – Associação Aeródromo Alto Minho | Galiza, criada no Alto Minho para dinamizar o aeródromo de Cerval e fortalecer a ligação com a Galiza, criou uma comissão de trabalho para ali instalar um “centro de excelência aeronáutico e aeroespacial”, foi esta quarta-feira revelado.
A associação explica que a intenção é que o futuro centro de excelência integre “iniciativas científicas, tecnológicas e académicas, um centro industrial para o setor, bem como atividades turísticas, de voo e lazer tanto privadas como comerciais”.
“Esta comissão irá potenciar o desenvolvimento do aeródromo e dinamizar a região, aproveitando oportunidades locais e fortalecendo a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha”, explica Luís Ceia, presidente da Ceval, citado no comunicado.
De acordo com o responsável, a equipa criada vai conseguir “transformar o aeródromo num local de referência na região”.
Com uma área de cinco mil metros quadrados, o aeródromo está situado entre os concelhos de Valença e Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, e integra o Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Alto Minho. O aeródromo do Alto Minho-Cerval tem certificação para aviação de ultraleves, emitida pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), em 2009, e é gerido pelo Aeroclube de Cerval, associação formada por pilotos, portugueses e espanhóis, criada em 1992.