Nuno Almeida foi o convidado da mais recente sessão do ciclo “Engenharia às Sextas”, promovido pela Delegação de Viana do Castelo, no passado dia 29 de setembro
Nesta nova sessão do ciclo de debates deu-se a conhecer o enquadramento e os aspetos fundamentais dos laços de cooperação e articulação institucional do Governo da Galiza e da Região Norte de Portugal, representada pela CCDR-N.
Durante a sessão debateram-se algumas das diferenças da organização e estruturação política e administrativa dos dois territórios. Houve ainda a desmistificação de determinadas questões como a comparação da relevância estrutural dos portos e aeroportos e a situação do trabalhador transfronteiriço.
Nuno Almeida assinalou o impacto que a fábrica do Grupo Stellantis tem no desenvolvimento e captação de fornecedores para o distrito de Viana do Castelo, a sua contribuição para a sustentabilidade e coesão territorial das duas regiões e o impacto na competitividade do tecido empresarial e na permeabilidade da fronteira.
Durante a sessão foram apresentados alguns projetos desenvolvidos no âmbito da articulação entre instituições públicas e privadas, bem como o conjunto de iniciativas a desenvolver no futuro no quadro europeu de financiamento e o papel determinante da engenharia e dos engenheiros em tais ações.
As questões da mobilidade eléctrica, nomeadamente a nova linha ferroviária Braga –Vigo, os desencontros nas datas das promessas políticas dos governos centrais dos dois países e as questões de diferentes normas técnicas nos dois territórios foram também áreas de foco nesta sessão.
Veja a fotogaleria