A sede da Delegação Distrital de Vila real recebeu no dia 28 de outubro uma sessão técnica para analisar o papel da madeira na construção, com o orador Ricardo Cunha, Diretor Geral da Lenhotec
Nesta sessão Ricardo Cunha começou por estabelecer os objetivos principais delineados para compreender o papel da madeira na construção: identificar as madeiras mais utilizadas em Portugal, caracterizar as propriedades físicas, tecnológicas e mecânicas da madeira, identificar anomalias na madeira sua origem e implicações em obra, caracterizar a degradação biológica da madeira e por fim, reconhecer os tratamentos adequados à degradação da madeira.
De forma a cumprir estes objetivos, o orador definiu um programa, abordado nesta sessão, que refletiu sobre a floresta produtora de madeira de Coníferas; Folhosas e Tropicais, a formação e estrutura da madeira, as propriedades físicas, tecnológicas e mecânicas da madeira, a degradação da madeira por agentes biológicos e o tratamento de preservação da madeira. Ricardo Cunha especificou depois o ramo da madeira na construção, através de temas como a certificação de Produtos de madeira ou derivados e as classes de Qualidade.
Depois de uma exposição e troca de ideias entre os presentes, foi possível retirar algumas conclusões relevantes para este tema. A crescente consciencialização para questões ambientais, como a economia de carbono, a pegada ecológica e a sustentabilidade dos recursos naturais, etc., faz com que a madeira seja hoje um material cada vez mais valorizado e apreciado. A madeira permite a poupança de emissão de CO2 e todos os seus componentes são 100% recicláveis, sem custos de eliminação para resíduos de madeira.
Ricardo Cunha sublinhou a necessidade de colmatar o vazio informativo resultante de décadas de absoluto domínio do Betão armado e, em menor escala, do aço e assinalar que se podem atingir resultados mais rápidos nos sistemas construtivos concebidos em madeira e seus derivados.