A Cerimónia de entrega de prémios APREN decorreu em Lisboa e contou com a presença de várias entidades como a APREN, o INEGI, o INESC TEC e o LNEG
Para além de Maria da Graça Carvalho, Bernardo Silva, Professor da FEUP e Membro OE, foi também um dos jurados responsáveis por atribuir os prémios às melhores teses de Mestrado e Doutoramento. Jorge Maia Alves, da FCUL, Edgar Fernandes e Pedro Carvalho, do IST, Sofia Simões, do LNEG e Patrícia Fortes, da FCT-UNL, completaram o júri desta edição.
Na categoria de Doutoramento, o primeiro lugar foi conquistado por António Coelho, da FEUP, com a dissertação “Network security participation of aggregators of multi-energy systems in multi energy markets”. Luís Barros, da Universidade do Minho, arrecadou o segundo lugar com o trabalho “Smart Power Conditioners for Electric Railway Power Grids”.
Leonardo Vidas, do IST, autor da tese “Optimal sizing of solar/wind-to-hydrogen systems in a suitable selection geospatial framework – the case of Italy and Portugal” conquistou o primeiro lugar na categoria de Mestrado. Já o segundo lugar coube a Luís Rodrigues, da FEUP, com ao projeto “Techno-Economic Feasibility Analysis of a Hydrogen Power Plant in a Market Environment”.
O evento de entrega do prémio contou ainda com um debate dedicado ao tema “A Importância das sinergias entre a Academia e o Setor da Energia para a Transição Energética”, com a participação de José Matos, Luís Seca, Pedro Amaral Jorge e Sofia G. Simões, com a moderação de Susana Serôdio.