Mário Almeida, Coordenador do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica, foi um dos oradores da 2ª edição da Conferência Nacional sobre SGCIP, no passado dia 19 de julho, no Planetário do Porto
O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva recebeu a 2.ª Conferência Nacional sobre o SGCIP – Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública, inserido no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Este projeto é da responsabilidade do ISR – Universidade de Coimbra, representando uma oportunidade para contribuir para um futuro mais sustentável.
Durante a conferência decorreu a apresentação da medida SGCIP, onde os oradores abordaram a visão geral do Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública, os benefícios, implementação e resultados, apresentação da plataforma SGCIP.
Mário de Almeida, Coordenador do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, participou na sessão de debate sobre Iluminação Pública, partilhando com os restantes oradores e participantes o seu conhecimento sobre este tópico, que representa um impacto na sociedade.
Para além das apresentações aconteceram sessões de networking, proporcionando uma oportunidade de contacto com as inovações que irão moldar o futuro da iluminação pública e a maneira como esta afeta positivamente o nosso meio ambiente. Foi possível observar o céu estrelado, o que permitiu aos participantes compreender melhor o impacto da poluição luminosa nos céus das cidades, na maioria devido à ineficiência na iluminação das vias públicas.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de observar a projeção digital em Fulldome de um vídeo, como parte de um projeto europeu, sobre a eficiência energética da luz artificial, com o contributo do Instituto Astrofísico das Canárias.