A Universidade do Porto e a UTAD lançam o novo curso de Engenharia e Biotecnologia Florestal.
A licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal é uma aposta inovadora de formação interuniversitária, oferecida em parceria pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Universidade do Porto (FCUP), que combina a engenharia florestal com a biologia e a biotecnologia, apostando na Transição Verde e Digital.
Esta nova licenciatura valoriza a gestão sustentável de ecossistemas florestais e agroflorestais, as aplicações biotecnológicas no melhoramento, clonagem e transformação genética de plantas, e a inovação ao nível das tecnologias da madeira.
Os alunos que ingressem nesta licenciatura, no 1º ano, terão aulas no campus de Campo Alegre, na FCUP, na cidade do Porto, e, posteriormente, terão aulas no Campus da UTAD, em Vila Real, no 2º ano da licenciatura.
O plano de estudos combina assim o conhecimento do setor florestal com novas ferramentas na fronteira do desenvolvimento tecnológico, como as ómicas, as biotecnologias, a observação remota da Terra ou a inteligência artificial. Esta nova licenciatura formará técnicos qualificados para potenciar a Floresta como fonte de rendimento e de valorização social, no quadro dos desafios do desenvolvimento sustentável.
Fonte: FCUP