OERN assina “Pacto para a Qualidade e Valorização do Trabalho dos Engenheiros” com empresas do Norte do país

O Pacto OERN para “Qualidade e Valorização do Trabalho dos Engenheiros” foi assinado no passado dia 10 de janeiro, numa sessão que decorreu na sede da Ordem dos Engenheiros da Região Norte.

Assinaram este pacto as empresas A400, ACA, BIMMS, Casais, Dourogás, Efacec, GEG, Infraspeak, Mota-Engil, Painhas e Sopsec, que se comprometem a conciliar objetivos que prossigam compromissos na melhoria das oportunidades de trabalho dos Engenheiros, assim como no incremento de condições para o desenvolvimento pessoal, social e profissional, concretizando uma mudança real no atual contexto profissional da Engenharia.

Estas empresas representam no total um volume de negócios de mais de 2 mil milhões de euros, e empregam cerca de 3 mil engenheiros.

Para a elaboração deste pacto a OERN fez uma auscultação aos Engenheiros, que contou com mais de 2 mil respostas, e cujos resultados foram fundamentais para estabelecer os objetivos que se esperam agora cumprir com este Pacto. Estes resultados decorrem de uma participação ativa dos membros da Região Norte que assim esperam ver na Ordem abertura ao mundo da economia real e da Engenharia. Veja alguns os indicadores que suportaram este Pacto AQUI

Portugal vive tempos de grande exigência, sendo a Engenharia crucial para o desenvolvimento económico, social e sustentável, contudo verifica-se a carência de profissionais altamente qualificados, recursos e matérias-primas, assinalando-se também formas de contratação atípicas.

“Queremos que os Engenheiros na Região Norte se diferenciem e tenham melhores condições de trabalho. Que estas empresas continuem a contratar melhor, com mais facilidade e melhores profissionais. Queremos que os Engenheiros sejam valorizados, preparados para os desafios do futuro e que a Região Norte seja a referência da nova Engenharia que em conjunto vamos construir.” Afirmou Bento Aires, presidente da Ordem dos Engenheiros Região Norte durante a apresentação do pacto.

Enquadrado na missão da Ordem dos Engenheiros – Região Norte e nas intenções e diretrizes estratégicas atuais, o Pacto OERN servirá de base ao desenvolvimento de ferramentas necessárias à qualidade e valorização do trabalho dos Engenheiros, e por conseguinte, contribuir para a fixação e regresso dos Engenheiros a Portugal.

Alinhado com a Agenda do Trabalho Digno, a OERN pretende identificar e promover ativamente a designação de melhores condições de trabalho para um adequado e eficiente exercício da profissão pelos Engenheiros, considerando parâmetros como ambiente de trabalho, remunerações, benefícios, progressão de carreiras, formação, desenvolvimento de competências, recursos, flexibilidades e equilíbrios proporcionados entre a vida profissional e pessoal que atualmente trabalhem no estrangeiro.

Com vista à execução dos objetivos indicados as empresas subscritoras assumem os seguintes compromissos:

  • – Aumentar a remuneração dos Engenheiros;
    – Garantir a execução de atos de Engenharia por Engenheiros qualificados para o exercício
    da profissão e em conformidade com os respetivos níveis de qualificação;
    – Proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro;
    – Incentivar uma tipologia de contrato de trabalho estáveis;
    – Promover de oportunidades e diversidade nas condições de trabalho dos Engenheiros;
    – Desenvolver um programa de formação e desenvolvimento dos colaboradores;
    – Integrar profissionalmente Engenheiros com base num plano de desenvolvimento
    de competências;
    – Contratar recém-licenciados nas escolas de ensino superior nacionais em condições
    superiores aos definidos nos programas públicos de apoio;
    – Fomentar o regresso de Engenheiros que trabalhem no estrangeiro;
    – Promover práticas de sustentabilidade responsáveis

A partir de hoje o Pacto OERN esta aberto a todas as empresas com sede e influência na Região Norte que pretendam subscrever.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​