Dos dias 12 ao 15 de março, decorreu na Exponor a Qualifica 2025, um feira de oportunidades, onde a OERN teve a oportunidade de interagir diretamente com estudantes, professores e profissionais do setor
A Ordem dos Engenheiros da Região Norte esteve presente na Qualifica 2025, um evento de referência na área da educação e formação, realizado na Exponor, onde teve a oportunidade de interagir diretamente com estudantes, professores e profissionais do setor. Maioritariamente abordados por alunos do ensino secundário, os representantes da OERN puderam esclarecer dúvidas e despertar o interesse pela área da Engenharia.
Os participantes da Qualifica 2025 tiveram a oportunidade de explorar quatro grandes pilares da OERN: a Profissão, Membros, o projeto educativo Há Engenharia em Mim® e a Formação. A oferta formativa, os eventos e a aposta no futuro da Engenharia são três das grandes e enumeras vantagens de ser Membro OE.


Entre os tópicos mais discutidos, destacou-se o crescente interesse dos estudantes pela Engenharia Física e Engenharia e Gestão Industrial. Os alunos mostraram-se entusiasmados com a possibilidade de seguir estas áreas, reconhecendo as diversas oportunidades de carreira que elas oferecem no atual mercado de trabalho.
Para além disso, as perguntas mais frequentes durante a Qualifica giraram em torno da Ordem dos Engenheiros (OE), com os alunos curiosos sobre a sua função e benefícios. As questões recorrentes foram: “Para que serve a OE?”, “Quais as vantagens de pertencer à Ordem dos Engenheiros?” e “Quais os custos associados à adesão?”.
Durante os diálogos com os estudantes, foi sugerido que apresentassem aos seus professores o projeto “Há Engenharia em Mim”, uma iniciativa da Ordem dos Engenheiros que visa aproximar os jovens da realidade da engenharia e despertar vocações precoces. A sugestão foi para que o projeto fosse levado às escolas, criando uma maior proximidade entre os alunos e o mundo da engenharia.
A presença da Ordem dos Engenheiros na Qualifica foi uma excelente oportunidade para esclarecer os jovens sobre as possibilidades da Engenharia e o papel fundamental da Ordem na regulação e promoção da profissão, ao mesmo tempo que incentivou o interesse e a formação de futuros Engenheiros.