Palavras pass há muitas! Mas devemos memorizá-las no browser?

Artigo técnico Por Nuno Nunes, Colégio de Engenharia Informática – Norte

 
Todos nós temos cada vez mais nomes de utilizadores e palavras-passe para gerir no dia-a-dia. Isto acontece porque estamos numa sociedade cada vez mais digital e, cada vez mais, fazemos tudo online, porque é rápido, muito mais cómodo e com a pandemia por Covid-19 é também muito mais seguro. Estamos a falar, por exemplo, de gerir as nossas contas bancárias, marcar uma consulta, emitir as guias de pagamento dos nossos impostos, comprar um bilhete para um teatro, ou outro tipo de espetáculo, aceder ao nosso e-mail, aceder à empresa em teletrabalho, etc. Perante este cenário, temos uma grande quantidade de nomes de utilizadores e palavras-passe para gerir. Quando o browser onde estamos a navegar na Internet nos pergunta se queremos memorizar o nome do utilizador e a palavra-passe, a nossa tendência é responder logo que sim, porque é acima de tudo cómodo!
Pois bem, isto traz vantagens e desvantagens, mas também alguns perigos. Para quem não quer usar umas das diversas aplicações de gestão de palavras-passe que existem por aí como por exemplo o Dashlane, o Keeper, o Last Pass, entre outras, o que devemos tentar fazer é arranjar um equilíbrio nesta gestão tendo sempre em conta o tipo de serviço online que estamos a usar e a importância do mesmo.
Uma das vantagens, como é óbvio, é não termos de estar a memorizar palavras-passe para “n” serviços online. Temos a possibilidade de ver qual é a palavra-passe associada a um determinado serviço no caso de nos esquecermos e não temos assim de recorrer ao mecanismo de recuperação das palavras-passe do respetivo serviço.
As desvantagens e os perigos são vários, por exemplo, em casa, quando um computador é partilhado por vários pessoas e não se usam perfis de utilizadores (ainda há muitas pessoas que não o fazem), ao guardarmos as nossas palavras-passe nos vários serviços que usamos, qualquer pessoa que também use o computador fica com acesso às nossas palavras-passe e respetivos serviços.
Se o computador for alvo de um roubo físico, depois de se ultrapassar o LogOn do Windows (que é bastante fácil de ultrapassar), o ladrão fica com acesso às nossas palavras-passe e respetivos serviços. Se um pirata informático invadir o nosso computador consegue ter acesso às nossas palavras-passe e respetivos serviços, tudo isto pode depois gerar situações bastante complicadas quer ao nível pessoal quer ao nível financeiro e legal.
Uma das primeiras coisas que devemos fazer para minimizar estes perigos, é tentarmos mudar o nosso “chip” para quando o browser nos pergunta se queremos guardar as palavras-passe. Antes de darmos qualquer resposta, devemos pensar no serviço que está em causa, se por exemplo for o acesso online a um banco, ao nosso e-mail, à nossa área das finanças, à nossa conta das telecomunicações, etc., a nossa resposta deve ser sempre “Não/Nunca guardar”, isto porque se tratam de serviços críticos e com dados pessoais sensíveis, e o seu uso pode trazer-nos problemas sérios, mas se for, por exemplo, um site apenas para consultar receitas de culinária, apenas para vermos os resultados ou estatísticas do futebol, etc., nestes casos, não haverá grande problema em memorizar as palavras-passe porque não se tratam de serviços críticos e por norma não têm dados pessoais sensíveis que não devam ser partilhados com ninguém. Outra coisa que devemos fazer é aceder ao gestor de palavras-passe do nosso browser e fazermos uma limpeza e organização do que lá vamos encontrar, em seguida é explicado como aceder ao gestor de palavras-passe do browser Edge Chromium da Microsoft.
 

Microsoft Edge Chromium

No canto superior direito, clica no “ícone que contém a sua foto ou as suas iniciais do seu nome” e depois clique em “Gerir Definições de perfil”

 
Na página que abre clique em “Palavras Pass”

Na página que abre, temos no cabeçalho da primeira secção dos sites que têm o nome de utilizador e as palavras-passe guardadas duas primeiras opções, que neste caso estão ativas, mais abaixo temos os vários sites que têm o nome de utilizador e a palavra-passe guardada, no ícone que parece um olho, podemos visualizar a palavra-passe, e nos três pontos podemos ver os detalhes do site em questão ou então apagá-lo.

Mais abaixo podemos ver a secção dos sites que estão como “Nunca Guardar”, para estes sites será sempre pedido o nome do utilizador e a palavra-passe.

Podem ver mais detalhes aqui
 

Google Chrome

No google chrome tem de ir ao botão que tem os 3 pontinhos conforme a imagem abaixo e depois clica em “Definições”

Na página que abre deve clicar em “Privacidade e segurança” e depois na secção “preenchimento automático” clicar em “palavras-passe” conforme a imagem abaixo.

Na página que abre pode ver a lista de sites que têm as palavras-passe guardadas, podendo visualizar a palavra passe ou então editar ou remover no botão que tem os 3 pontinhos conforme a imagem abaixo.

Podem ver mais detalhes aqui

Firefox

No Firefox tem de ir ao botão que tem as 3 linhas conforme a imagem abaixo e depois clica em “Opções”

Na página que abre deve clicar em “Privacidade e segurança” e depois na secção “Credenciais e palavras-pass” clicar em “Credenciais guardadas…” conforme a imagem abaixo.

Na página que abre pode ver a lista de sites que têm as palavras-passe guardadas, podendo visualizar a palavra passe ou então editar ou remover nos respetivos botões conforme a imagem abaixo.

Podem ver mais detalhes aqui

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​