A celebração do 38º aniversário da ESTG-IPVC é palco para a última aula do Engenheiro Mário Russo, no próximo dia 9 de janeiro
Mário Russo, Professor Jubilado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), dá a sua última aula no Auditório Francisco Sampaio do IPVC, como palestrante da sessão “Problemas e desafios na gestão de resíduos sólidos: panorama geral do setor e soluções inovadoras”, no decorrer da celebração do 38º aniversário do Politécnico.
A entrada é livre para todos os interessados.
Programa
Auditório Francisco Sampaio
14h30 – Momento musical pela Academia de Música e Viana do Castelo
14h45 – Sessão de Abertura
Carlos Rodrigues – Presidente do IPVC
Luís Nobre – Presidente da CMVC
Mafalda Lopes Laranjo – Diretora da ESTG-IPVC
Kelly Costa – Presidente da AEESTG-IPVC
15h15 – Palestra
Problemas e desafios na gestão de resíduos sólidos: panorama geral do setor e soluções inovadoras” – Última aula do Professor Mário Russo
16h00 – Momentos de Homenagem
16h30 – Momento Musical da Hinoportuna
Biblioteca Barbosa Romero
17h00 – Brinde à ESTG-IPVC
Sobre Mário Augusto Tavares Russo
Professor Coordenador Jubilado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC. Doutorado em Engenharia Civil, Mestre em Hidráulica, licenciatura em Engenharia Civil e Especialização em Microbiologia Ambiental Aplicada.
Especialista em Engenharia Sanitária da Ordem dos Engenheiros e atual Coordenador da Comissão dessa Especialização. Diploma de Gestor Internacional de Resíduos da International Solid Waste Association – ISWA.
É representante do Ministério do Ambiente de Portugal no Grupo de Apoio à Gestão do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2020, de 2016- 2020 e representante de Portugal na International Solid Waste Association (ISWA) de 2010 a 2015.
Apresentou mais de 70 trabalhos em revistas e eventos internacionais, orientou mais de 40 dissertações e teses de mestrado e doutorado. É coordenador e autor de dezenas de projetos nacionais e internacionais de tratamento e valorização de resíduos sólidos, em Portugal, Angola, Camarões, Bolívia e Brasil.
Professor Convidado de mestrado da Universidade de Coimbra e da Universidade do Minho, em Portugal, da Universidade Agostinho Neto, de Angola e, das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE) e do Pará (UFPA) e da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil.
Foi agraciado com a medalha de mérito científico Evandro Chagas, da cidade de Belém do Pará, Brasil e título de cidadão honorário da mesma cidade e com o título de “cidadão distinguido” das cidades de La Paz e de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.