O projeto da OERN foi premiado pela Universidade de Salamanca, na Conferência Internacional TEEM 2023, no passado dia 27 de outubro
O Instituto Politécnico de Bragança recebeu a 11ª Conferência Internacional sobre Ecossistemas Tecnológicos para promover a Multiculturalidade (TEEM) durante os dias 25, 26 e 27 de outubro, onde foram premiados artigos em 16 categorias diferentes.
O projeto “Há Engenharia em Mim®”, projeto da OERN e marca verbal registada, destacou-se ao arrecadar o prémio da 16ª categoria “Doctoral Consortium” sob a temática “Development of vocations in engineering in secondary schools in Portugal”.
O artigo vencedor aborda a problemática existente na sociedade educacional portuguesa, nomeadamente a diminuição no número de alunos do Ensino Superior que optam por cursos de Engenharia, e forma como o programa Há Engenharia em Mim, atividade e ferramenta criativa da autoria da Ordem dos Engenheiros Região Norte, pretende revolucionar e desempenhar um papel fundamental na resolução desta problemática.
A implementação do projeto Há Engenharia em Mim® permite (re)conhecer o interesse e a motivação dos alunos do Ensino Secundário na Engenharia e o efeito desta atividade no estímulo do uso do Engenho, aumentando a probabilidade dos estudantes escolherem um curso de Engenharia ao ingressarem no ensino superior.
Este projeto, desenvolvido pela equipa da OERN, pretende estimular o sentido prático pela Engenharia, numa vertente lúdico-pedagógica ‘hands on’, tendo por base uma ferramenta de aprendizagem STEAM.
Sobre a Conferência Internacional TEEM 2023
Este evento aproxima investigadores e estudantes de pós-graduação interessados em combinar diferentes aspetos da tecnologia aplicados ao desenvolvimento do conhecimento da sociedade, com especial atenção aos problemas educacionais e de aprendizagem, nas seguintes grandes temáticas: Avaliação e Orientação Educacional, Interação Homem-Máquina, eLearning, Computadores na Educação, Comunicação dos Media e Educação, Medicina e Educação, Análise da Aprendizagem, Educação na Engenharia, Robótica na Educação, Diversidade na Educação, Ludificação e Jogos para a Aprendizagem.