Rosa Vasconcelos eleita vice-coordenadora da Rede IberoAmericana de Defensorias Universitárias (RIdDU)

Rosa Vasconcelos, membro da Ordem dos Engenheiros e homenageada no Dia Regional do Engenheiros 2023, foi eleita vice-coordenadora da Rede IberoAmericana de Defensorias Universitárias

Provedora do Estudante da Universidade do Minho e Presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante, Rosa Vasconcelos, tomou de posse para o novo cargo decorreu durante o III Encontro da RIdDU, que reuniu, no Rio de Janeiro.

Rosa Vasconcelos é professora associada do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da UMinho. Licenciada em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, doutorou-se em Engenharia Tecnologia e Química Têxtil pela Universidade do Minho. A docente foi presidente do Conselho de Cursos de Engenharia (1996-2009), presidente do Conselho Pedagógico da EEUM (2011-2019) e é, desde 2015, membro do board of governors da organização mundial IEEE Education Society.
 
O Provedor do Estudante é um órgão independente, que tem como finalidade promover e defender os direitos e interesses dos estudantes no contexto da vida universitária. O cargo já foi ocupado pelos professores António Paisana (2010-2014) e Paula Cristina Martins (2015-2019).

A RIdDu nasceu em 2015 e, segundo os estatutos, pensa a universidade para a sociedade, sendo que hoje procura também ter a sociedade dentro da academia. A rede agrega instituições de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, El Salvador, México, Panamá, Perú e Portugal, que está representado por oito instituições: as universidades da Beira Interior, Coimbra, Fernando Pessoa, Lisboa, Minho e Porto, o Politécnico do Porto e o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. O próximo encontro da RIdDU é em 2024, no Perú.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​