O Colégio de Engenharia Florestal – Norte organiza uma sessão técnica no próximo dia 23 de fevereiro, para analisar as dificuldades de convivência das árvores com opções que contribuam para a impermeabilização dos solos.
As árvores são os elementos estruturantes dos espaços verdes, concedendo benefícios ambientais, ecológicos, paisagísticos, psicológicos e de conforto emocional que aumentam proporcionalmente com a sua dimensão. Assim, árvores de grande porte constituem pontos fulcrais, devendo as intervenções de requalificação procurar valorizar a sua condição global. Sucede que em diversas tentativas de tornar áreas verdes mais aprazíveis à circulação, são omitidos aspetos de natureza biológica da vegetação. A não consideração desses fatores frequentemente inviabiliza a existência de árvores em boas condições fitossanitárias ou de segurança e de certo modo contribui para a descaraterização de espaços que se pretendem verdes.
Assim, serão discutidas soluções técnicas e economicamente viáveis, que possibilitem a convivência da árvore com a infraestrutura urbana.
Orador: Luís Miguel Pontes Martins
Professor Auxiliar e Diretor do Mestrado em Engenharia Florestal da UTAD. É sócio e técnico da TREE PLUS Spin-off UTAD, que elabora inventários florestais, estudos de diagnóstico e de avaliação de riscos em florestas urbanas e projetos de arquitetura paisagista.
Data: 23 de fevereiro
Horário: 17h30
Local: Sede OERN