Sessão técnica sobre a transição energética em Portugal

No dia em que se celebra o dia Mundial da Energia, a OERN vai levar à discussão um dos temas atualmente mais impactante da Engenharia Eletrotécnica: a Transição Energética.

A sessão, organizada pela Colégio Engenharia Eletrotécnica – Norte decorre no próximo dia 29 de maio, pelas 17h00, na sede da OERN, no Porto.

A transição energética é uma gigantesca revolução para a indústria elétrica, um processo já em curso com necessidade urgente de adoção de medidas energéticas eficientes para Portugal atingir a neutralidade carbónica até 2050. É também objetivo deste evento informar e sensibilizar as pessoas para as estratégias de gestão e eficiência energética, tanto a nível local como a nível nacional.

Nesta sessão serão discutidos os temas da atualidade e do futuro, onde a poupança energética, os recursos naturais e a utilização das energias renováveis são fundamentais para um planeta sustentável.

Neste evento será também abordado o tema do funcionamento dos mercados locais, nomeadamente, as comunidades de energia renovável, assim como o mercado elétrico de energia, a nível nacional e ibérico. Na continuidade do processo da transição energética, não podia faltar neste evento o assunto do Hidrogénio Verde, como energia de futuro a ser preparada no presente.

PROGRAMA

17h00 Abertura

Mário de Almeida, Coordenador do Colégio de Engenharia Eletrotécnica – Norte

Bento Aires, presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte

17h15 Mercado de Eletricidade e como reduzir o preço da fatura de eletricidade – REN

17h45 Produção Distribuída – DGEG

18h15 Comunidades de energia renovável, FEUP

18h45 Hidrogénio aplicado na engenharia/energia

19h15 Mesa aberta – discussão e questões

19h45 Encerramento Mário Almeida e Anabela Ribeiro – Colégio de Engenharia Eletrotécnica – Norte

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​