Visita Técnica ao CiTin e à In.Cubo e prova de vinhos no Espaço “Vinhos & Sabores”.

A Delegação Distrital de Viana do Castelo organizou, no dia 8 de novembro, às 15 horas uma visita ao CiTin e à InCubo, seguida de uma prova de vinhos no Espaço “Vinhos & Sabores” onde se partilharam conhecimentos, experiências e alguns conselhos de interesse geral

A visita técnica começou com uma apresentação da In.Cubo, como um espaço de incubação de empresas e entidade prestadora de serviços à iniciativa empreendedora, respectivos projetos e sistema de financiamento. O CiTin está instalado no próprio espaço da In.Cubo, utilizando a mesma infra-estrutura, equipamentos e serviços. Foi apresentada o histórico da entidade, a estrutura, os objectivos, os projectos e financiamento. Sérgio Ivan Lopes, dirigente do CiTin, no final da apresentação, mostrou o novo edifício onde futuramente ficará instalado esta entidade.

De seguida foi feita a visita ao laboratório, onde foram apresentados os diversos projetos em curso, juntando conhecimento, Engenharia, tecnologia e inovação. Foram apresentados projetos de melhoria de processo, mas também projetos de criação de produto, nomeadamente com o registo de duas patentes. Foi possível observar uma entidade, que apesar de recente, tem já no curriculum o registo de duas patentes, numa triangulação entre a academia, a investigação e desenvolvimento e a indústria/empresas.

Por fim, os participantes visitaram as instalações de incubação da In.Cubo, que compreende uma área administrativa e outra área de naves industriais, passiveis de serem utilizadas por períodos de três anos, a preços controlados e com possibilidade de usufruírem de serviços comuns, nomeadamente de apoio administrativo.

Para concluir a Visita Técnica, houve uma visita e degustação de Vinhos e Produtos Locais no Espaço Vinhos & Sabores da AVVEZ- Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez. Esta associação agrupa 17 produtores locais com sede e local de transformação no concelho de Arcos de Valdevez. Aos participantes foi proporcionada uma prova comentada onde foi explicitada a especificidade dos produtos locais de Arcos de Valdevez, em que foram degustados 5 vinhos (um espumante, dois brancos, um rosado e um tinto) harmonizados com 5 petiscos (um queijo de cabra, bolo do tacho com alheira e chouriça, moira encantada, caldo de farinha e por fim gelado de vinhão). A prova comentada foi realizada por Vítor Correia, vice-presidente da AVVEZ .

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​