Casimiro Pereira é o “Engenheiro do Ano de Viana do Castelo”

A Delegação Distrital de Viana do Castelo juntou Engenheiros do distrito num jantar de Natal durante o qual homenageou Casimiro Pereira

A homenagem prestada pela Delegação Distrital de Viana do Castelo decorreu no passado dia 18 de novembro, durante o jantar de Natal e contou com a presença de atuais e antigos dirigentes da Ordem.

Vítor Correia, Delegado Distrital de Viana do Castelo, durante o seu discurso referiu que “com esta homenagem a Delegação Distrital de Viana do Castelo pretende valorizar o papel dos Engenheiros do distrito, nomeadamente aqueles cuja carreira profissional é vocacionada para a criação e produção de valor acrescentado “create” e “made” em Portugal”.

Coube no entanto a Gilberto Santos, Engenheiro Mecânico, amigo de infância, a tarefa de fazer a introdução ao homenageado. Casimiro Pereira, licenciado em Engenharia Eletrotécnica, “dedicou uma vida à Efacec, fez parte da equipa, primeiro na empresa em S. Mamede de Infesta. Depois ele andou pelos cinco continentes a vender e dar apoio técnico aos produtos que a Efacec concebia, produzia e vendia.” Com este exemplo Gilberto Santos reiterou que “é disso que Portugal precisa. Mente de obra, em vez de mão de obra barata. Mais Antonios Casimiros”.

No seu discurso de agradecimento, Casimiro Pereira mostrou-se sensibilizado com a homenagem. “Fico muito lisonjeado e enormemente agradecido por esta homenagem prestada pela nossa Ordem, de que me orgulho de ser membro efetivo, desde o final da minha licenciatura, nos inícios dos anos 80.”

O homenageado lançou, no entanto, o repto à Delegação: “acho ser necessário implementar mais e melhores indústrias no nosso Distrito; eu conheço bem o que é ter de fazer 150 km por dia, durante mais de 30 anos, para ter um emprego condigno. Julgo ser importante estreitar a colaboração entre a OE e as Câmara Municipais de todos os Concelho do nosso Distrito, de modo a potenciar o desenvolvimento do Alto Minho, que é o distrito mais pobre de todos os que se situam no litoral continental.” E concluiu dizendo estar certo que a “OE, que, dentro das limitações impostas pela classe política, tem tido um papel importante na defesa da nossa Classe e no apoio aos seus membros, tudo fará no sentido do desenvolvimento tecnológico do nosso país e da criação de riqueza através de mais e melhores postos de trabalho.

Usou ainda da palavra o Presidente da OERN, Bento Aires, que congratulou a Delegação de Viana do Castelo pela iniciativa e enalteceu o papel e o trabalho do homenageado em prol da Engenharia, sendo naturalmente um exemplo para as gerações futuras. O Bento Aires anunciou ainda que os “Roteiros de Engenheira” irão passar por Viana do Castelo, tendo como ponto de análise a “Engenharia azul sustentável”.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​