A classe dos engenheiros é das mais profícuas na criação de produtos novos e, por consequência, de novas empresas. No entanto, para fazer crescer as empresas, é necessário criar hábitos de gestão que implicam um planeamento estratégico flexível, abrangente, orientado para o mercado, sustentável e operativo.
Os países mais ricos e prósperos, assim como as empresas mais bem-sucedidas, utilizam sistemas de planeamento. É sabido que para desenvolver e fazer crescer um negócio temos de ter a reflexão estratégica necessária, assim como a melhor informação possível, de modo a que possamos atingir as nossas metas e objetivos. Esta formação serve para que qualquer empreendedor possa conhecer e aprender a utilizar instrumentos de planeamento e gestão estratégica, vitais para concorrer no mundo atual. Também permite que empreendedores já instalados no mercado possam analisar e avaliar novos caminhos estratégicos para o seu negócio. Os instrumentos de planeamento estratégico são também eficazes no setor público e no setor social.
Competência de saída
Esta formação fornece as bases para que qualquer pessoa possa desenhar um plano estratégico bem-sucedido em termos da sua implementação e avaliação, criando uma cultura organizacional robusta a quaisquer turbulências do mercado.
Membros e não membros. Toda a pessoa que deseje criar um plano estratégico para uma empresa nova ou uma empresa já estabelecida.
João M. S. Carvalho
Licenciado em Gestão de Empresas, Pós-graduado em Gerontologia Social, Mestre em Economia, Doutorado e Agregado em Ciências. Professor Associado com Agregação na Universidade Portucalense. É investigador coordenador do REMIT – Investigação em Economia, Gestão e Tecnologias de Informação (Universidade Portucalense), e investigador colaborador do InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), e do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. Trabalhou durante 15 anos na indústria farmacêutica. É formador profissional há 28 anos, tendo sido coordenador da Pós-Graduação em Gestão da ANJE, especialmente nas áreas do planeamento estratégico, da inovação e do empreendedorismo. Para além disso, também apoia o setor social como investigador, consultor e formador. A nível nacional e internacional tem publicado vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas.
Idioma: Português
Carga horária em sessões assíncronas (estimativa de tempo de autoestudo, fórum e etapas sem intervenção síncrona dos formadores): 66h.
Carga horária em sessões síncronas: 14h.
Datas e horário das sessões síncronas:
– Dias 05, 12, 19 de fevereiro, 18h às 20h
– Dias 08, 15, 22 de fevereiro, 10h às 12h
– Dia 01 de março, 10h às 12h (sessão para apresentação de trabalhos e avaliação).
Avaliação: será constituída pelo esboço de um plano estratégico de uma empresa já existente a submeter na página de Curso (até 01/03/2025), seguindo um modelo apresentado na formação, assim como por uma sessão de apresentação breve do plano (pitch) na última sessão síncrona.
Certificação:
Concluída a ação de formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional, com aprovação (sem classificação atribuída), numerado, formato OERN.
Preço Membro:
Preço Não Membro
Preço Estudante:
Poderá gostar também…
2024 © COPYRIGHT ORDEM DOS ENGENHEIROS REGIÃO NORTE
Utilizamos cookies!
Este site usa cookies para melhorar experiência de utilização enquanto navega pelo website. Os cookies são categorizados conforme necessário e armazenados no seu navegador, visto que são essenciais para o funcionamento correto do website. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como os utilizadores navegam e usam o website e assim melhorarmos a sua experiência de utilização. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Pode desativar esses cookies, contudo, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_gat_gtag_UA_120248198_1 | 1 minute | Set by Google to distinguish users. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |