Planeamento Estratégico – Guia para o sucesso (2ª ed.)

Sinopse

A classe dos engenheiros é das mais profícuas na criação de produtos novos e, por consequência, de novas empresas. No entanto, para fazer crescer as empresas, é necessário criar hábitos de gestão que implicam um planeamento estratégico flexível, abrangente, orientado para o mercado, sustentável e operativo.
Os países mais ricos e prósperos, assim como as empresas mais bem-sucedidas, utilizam sistemas de planeamento. É sabido que para desenvolver e fazer crescer um negócio temos de ter a reflexão estratégica necessária, assim como a melhor informação possível, de modo a que possamos atingir as nossas metas e objetivos. Esta formação serve para que qualquer empreendedor possa conhecer e aprender a utilizar instrumentos de planeamento e gestão estratégica, vitais para concorrer no mundo atual. Também permite que empreendedores já instalados no mercado possam analisar e avaliar novos caminhos estratégicos para o seu negócio. Os instrumentos de planeamento estratégico são também eficazes no setor público e no setor social.

Competência de saída

Esta formação fornece as bases para que qualquer pessoa possa desenhar um plano estratégico bem-sucedido em termos da sua implementação e avaliação, criando uma cultura organizacional robusta a quaisquer turbulências do mercado.

Destinatários

Membros e não membros. Toda a pessoa que deseje criar um plano estratégico para uma empresa nova ou uma empresa já estabelecida.

Corpo Docente

João M. S. Carvalho

Licenciado em Gestão de Empresas, Pós-graduado em Gerontologia Social, Mestre em Economia, Doutorado e Agregado em Ciências. Professor Associado com Agregação na Universidade Portucalense. É investigador coordenador do REMIT – Investigação em Economia, Gestão e Tecnologias de Informação (Universidade Portucalense), e investigador colaborador do InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), e do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. Trabalhou durante 15 anos na indústria farmacêutica. É formador profissional há 28 anos, tendo sido coordenador da Pós-Graduação em Gestão da ANJE, especialmente nas áreas do planeamento estratégico, da inovação e do empreendedorismo. Para além disso, também apoia o setor social como investigador, consultor e formador. A nível nacional e internacional tem publicado vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas.

Conteúdos Programáticos

  • Conceitos gerais.
  • Processo de planeamento estratégico.
  • Agendamento do processo
  • Informação do negócio: identificação interna de necessidades, análise da oferta e da procura (mercado e indústria)
  • Missão, visão e valores
  • Metas, objetivos e estratégias
  • Programação das atividades
  • Orçamentação
  • Implementação e seguimento
  • Avaliação de resultados e desempenhos
  • Ferramentas de gestão.

Carga horária

80h

Observações

Idioma: Português

Carga horária em sessões assíncronas (estimativa de tempo de autoestudo, fórum e etapas sem intervenção síncrona dos formadores): 66h.

Carga horária em sessões síncronas: 14h.

Datas e horário das sessões síncronas:

– Dias 05, 12, 19 de fevereiro, 18h às 20h

– Dias 08, 15, 22 de fevereiro, 10h às 12h

– Dia 01 de março, 10h às 12h (sessão para apresentação de trabalhos e avaliação).

Avaliação: será constituída pelo esboço de um plano estratégico de uma empresa já existente a submeter na página de Curso (até 01/03/2025), seguindo um modelo apresentado na formação, assim como por uma sessão de apresentação breve do plano (pitch) na última sessão síncrona.

Certificação:
Concluída a ação de formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional, com aprovação (sem classificação atribuída), numerado, formato OERN.

Preço Membro:

€50

Preço Não Membro

€150

Preço Estudante:

€30

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